Lifting de Braços (Braquioplastia)
A Braquioplastia remove o excesso de pele e os depósitos de gordura, deixando os braços com um contorno mais agradável e jovial.
A incisão prolonga-se a partir do cotovelo para a axila, e algumas vezes para o lado do peito. Ainda em alguns casos, recomenda-se a lipoaspiração para remover o excesso de gordura na parte superior dos braços.
A Braquioplastia pode ser realizada por pacientes com peso normal, no entanto, é indicada para pacientes que por conta da perda de peso excessiva, possuem excesso de pele e gordura.
Técnicas
Para pacientes que apenas possuem excesso de gordura nos braços, sem excesso de pele, a lipoaspiração pode ser mais indicada.
Para pacientes que têm pele adicional próxima à axila, a cirurgia é feita através de uma cicatriz limitada à axila.
Para pacientes que se apresentam uma grande quantidade de pele, no caso da maioria dos pacientes com perda de peso excessiva, o tecido tem de ser removido através de uma cicatriz que vai do cotovelo até a lateral peitoral.
Pré-Operatório
Para um paciente fumante, é recomendado parar de fumar um tempo antes da cirurgia. Fumar pode afetar a capacidade de cicatrização.
Certos medicamentos que aumentam o risco de hemorragia, tal como a aspirina, medicamentos anti-inflamatórios não esteróides, e algumas vitaminas / regimes homeopáticos devem ser interrompidos antes da cirurgia.
Riscos / Complicações / Segurança do Paciente
- Hemorragia
- Infecção
- Cicatrizes aparentes
- Inchaço das mãos
- Formação de seroma
Processo de Recuperação
- Uso de roupas de compressão
- Não poderá mover os braços por um tempo
- Lento retorno da função normal dos braços e mãos durante algumas semanas
Evitar medicamentos anti-inflamatórios e aspirina não-esteróides para os primeiros dias após a cirurgia. Tabagismo e exposição à fumaça pode prejudicar o processo de cicatrização.
Perguntas Frequentes
A cirurgia é dolorosa?
A dor no pós-operatório é subjetiva e varia consideravelmente de pessoa para pessoa. O paciente que passa por um processo de redução de braço, normalmente requer alguns dias de medicação para a dor e para tratar do desconforto.
Durante um período de 7 a 10 dias, a maioria dos pacientes não sente mais a dor aguda pós-operatória.
Haverão cicatrizes com a cirurgia?
Para a redução do braço, a remoção da pele exige a criação de uma cicatriz que se inicia próxima do cotovelo, atravessa para a axila, e muitas vezes vai um pouco mais além. Qualquer cicatriz passa por um processo de maturação, que leva um ano para ser concluído.
A maioria das cicatrizes são visíveis, pelo menos inicialmente.
Quais são os efeitos colaterais de curto prazo?
Imediatamente após a cirurgia, alguns pacientes têm uma sensação de aperto na parte superior do braço, pois a área incha devido ao trauma da cirurgia. Alguns pacientes podem desenvolver edema e algumas formigamento das mãos também. A maioria dos sintomas desaparecem com o tempo.
Que tipo de anestesia será usada para a cirurgia do elevador do braço?
Anestesia geral.