Toxina Botulínica

A toxina botulínica é uma substância produzida por algumas cepas de bactérias em laboratório, que tem a propriedade de inibir a contração muscular, devido a essa propriedade é possível suavizar e tratar rugas dinâmicas, as chamadas rugas de expressão.

Existem hoje várias marcas de toxina no Brasil, porém as mais conhecidas são Botox da Allergan e Dysport da Biossintética.

A grande popularização da aplicação de Botox se deve ao fato de ser um procedimento relativamente simples, que não exige internação, pode ser feito e retornar imediatamente ás atividades normais e os resultados são visíveis em torno de 2 a 7 dias.

Quem deve usar?

Todas as pessoas que procuram atenuar rugas de expressão, “pés de galinhas” ao redor dos olhos , as rugas de “preocupação” da fronte , rugas ao redor da boca , expressões na testa. Também pode ser utilizado para elevar os supercílios, diminuir ruguinhas nasais, elevar discretamente o nariz, suavizar depressões do ângulo da boca e uma série de outras aplicações.

Quanto tempo dura o efeito?

O efeito começa a ser percebido quase imediatamente, porém, com o passar de alguns dias ele se intensifica, perdurando por quatro a seis meses, podendo-se, com repetidas aplicações, se re-educar a musculatura, obtendo um efeito mais duradouro.

Existe idade para fazer toxina?

Não pode ser aplicada em crianças, gestante, mulheres que estão amamentando, fora isso, em qualquer idade que já se perceba as marcas de expressão já é possivel indicar a aplicação de toxina para atenuá-las

Em paciente mais idosos, com expressões mais profundas, não obtemos o mesmo efeito de rugas dinâmicas, mas até essas marcas melhoram com a aplicação da toxina, é preciso saber aplicar.

Quem pode aplicar o procedimento?

Somente um médico é que pode realizar este procedimento, normalmente médicos dermatologistas e cirugiões plásticos que tenham conhecimento e prática do uso da toxina.

Quais são os efeitos colaterais da aplicação?

Foram descritos poucos efeitos colaterais do produto, reações alérgicas podem ocorrer, geralmente em pacientes que tem história pregressa de alergia a toxina ou ao veículo, albumina e lactose.

Durante a aplicação pode haver o rompimento de algum vaso superficial, pois a face é amplamente irrigada, ocasionando um pequeno hematoma, uma pequena mancha roxa, que desaparece em alguns dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *