Técnica de rejuvenescimento em que substâncias temporárias ou permanentes são injetadas na pele para preencher os sulcos ou aumentar partes do rosto, como o contorno maxilar e os lábios. A substância temporária mais utilizada atualmente é o ácido hialurônico (Esthélis®, Perfectha®, Juvéderm®, Restylane®), semi-permanente como SCULPTRA e Restylane Sub Q (duração de 2 anos) e a permanente é o Polimetilmetacrilato (Metacrill®).
Uma pomada anestésica é passada no local e a injeção com a substância é aplicada de forma mais superficial ou profunda, segundo a densidade da substância e a profundidade e localização da ruga.
De 15 a 40 minutos.
É imediata; em alguns pacientes, o local pode ficar inchado e com hematomas por cerca de 1 semana.
Pessoas com doenças auto-imunes, grávidas ou mulheres que estão amamentando.
Em qualquer idade; não há contra-indicação formal para a utilização em pessoas jovens, desde que haja necessidade real. O mais comum é que sulcos ou perda de volume em certas regiões da face, que podem ser corrigidos com o preenchimento, surjam após os 30 anos, em função do processo de envelhecimento. Alguns indivíduos, por causas hereditárias, podem apresentar essas características ou se incomodar com elas bem mais cedo –com 20 anos ou menos.